audiobras

Perguntas Freqüentes

 

Nesta página encontra informações sobre nosso serviço de transmissão de áudio na internet.

Para consultar informações sobre a transmissão de vídeo acesse o FAQ de vídeo .

Clique sobre a pergunta para ver a resposta:

 

PARTE I - PERGUNTAS RELACIONADAS COM TRANSMISSÃO DE ÁUDIO

1. O que é transmissão de áudio e vídeo na internet?

2. Por que escolher a AudioBras?

3. Quais os planos e como assinar?

4. Qual a diferença entre os planos de transmissão de áudio com e sem auto dj?

5. Quais os pré-requisitos para usar o serviço?

6. Como funciona a transmissão de áudio ao vivo?

7. Como funciona a transmissão de áudio ao vivo com auto dj?

8. AACPLUS ou MP3 - Em quais formatos de áudio posso colocar minha transmissão?

9. Quais as principais diferenças entre o Centovacast e WHMSonic?

10. Quais os recursos oferecidos junto com o streaming?

11. Posso testar o serviço antes de contratar?

12. Onde posso ouvir um exemplo de transmissão ao vivo?

13. Posso cancelar o serviço quando eu quiser?

14. Adode Flash Media Live Encoder + Wowza, o que é?

 

PARTE I - PERGUNTAS RELACIONADAS COM TRANSMISSÃO DE ÁUDIO

1. O que é transmissão de áudio e vídeo na internet (streaming)?

Resposta:

Streaming, que do inglês quer dizer algo do tipo "fluxo contínuo", é uma forma de transmitir áudio e/ou vídeo através da Internet (ou alguma outra rede), mas com uma particularidade muito especial: não é necessário baixar um arquivo inteiro para escutar o áudio ou assistir ao vídeo. Isso permite a transmissão de Rádio e TV através da Internet, assim como de cultos/missas e eventos. Com este serviço qualquer transmissão de áudio ou vídeo pode chegar a todo o mundo através da internet. Desta forma pode atingir públicos que outros meios convencionais de transmissão não atingem.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

2. Por que escolher a AudioBras?

Resposta:

- A AudioBras já atua desde 2005 com streaming e desenvolvimento de soluções para internet. Somos uma empresa estável e com uma grande carteira de clientes. Pela experiência acumulada temos condições de fornecer um suporte experiente e planos com preços acessíveis e qualidade.
- Não exigimos contratos de fidelidade e não temos multas ocultas em letras miúdas.
- Estamos em constante evolução, sempre disponibilizando aos nossos clientes novas soluções em streaming que surgem.
- Nosso foco é fornecer streaming, desta forma todos os nossos profissionais sempre estarão trabalhando para manter a qualidade deste serviço.
- Usamos somente datacenters e servidores confiáveis e estáveis.
-
Trabalhamos com múltiplos formatos de áudio e soluções de streaming mundialmente utilizadas, como: MP3 e HE-AAC/aacPlus, shoutcast, icecast e wowza.
- Atendimento com vários canais para entrar em contato conosco caso tenha algum problema ou dúvida, são eles: telefone (0800 para ligações gratuitas de telefones fixos), celular (plantão 24 horas), CHAT on-line, área cliente, e-mail e formulários de contato.
- Temos recursos exclusivos, veja nossos diferenciais em nossa página DIFERENCIAIS.

Topo - ver outras perguntas | voltar para o site da AudioBras

3. Quais os planos e como assinar?

Resposta:

Para ver os planos, preços e assinar, clique no serviço de seu interesse:

3.1 - Transmissão de áudio ao vivo sem auto dj;
3.2 - Transmissão de áudio ao vivo com auto dj;
3.3 - Transmissão de vídeo ao vivo;
3.4 - Transmissão de vídeo ao vivo com auto vj;

Topo - ver outras perguntas | voltar para o site da AudioBras

4. Qual a diferença entre os planos de transmissão de áudio com e sem auto dj?

Resposta:

O Auto DJ é como o próprio nome sugere, ou seja, é um DJ automático que toca a programação a partir das músicas que enviar para o nosso servidor. Ele pode gerar a programação 24 horas sem precisar deixar um computador ligado na emissora.

Na transmissão somente ao vivo, seu áudio é gerado em seu computador e retransmitido para seus ouvintes na internet.

Veja abaixo uma tabela comparativa:

Recursos
Transmissão
sem Auto DJ
Transmissão
com Auto DJ
Tipo de servidor Shoutcast, Icecast e Wowza Shoutcast, Icecast e Wowza
Tipo de codec ou formato de áudio MP3 e AACPLUS MP3 e AACPLUS
Transmissão ao vivo direto da emissora Sim Sim
Estatísticas de acesso Audiência em tempo real e histórico mensal. Audiência em tempo real e histórico mensal.
Necessidade de deixar micro ligado na emissora Sempre que quiser transmitir. Quando quiser transmitir ao vivo.
Possui Auto DJ? Não Sim
Uso da conexão de internet da emissora para a transmissão Sempre que estiver transmitindo é utilizada parte da conexão de internet da emissora. A conexão local de internet é utilizada somente para transmitir ao vivo ou quando estiver enviando músicas para o auto dj.
Como é feita a
programação da rádio?
Emissoras que já tenham uma programação local em modulação AM ou FM podem retransmitir ela na internet na íntegra. Web Rádios podem gerar a programação utilizando qualquer player de músicas e um computador, tudo que é tocado no computador é transmitido na internet. A transmissão ao vivo é como o informado ao lado. Para usar o Auto DJ de nosso servidor deve fazer os seguintes procedimentos: enviar as músicas MP3 para o servidor através de um sistema on-line ou via FTP, criar uma playlist e ativar o Auto DJ.
Preciso fazer locução entre as músicas! Pode usar um microfone acoplado ao computador ou pegar áudio de uma mesa de som. Com o auto dj ativado não é possível fazer locução entre as músicas tocadas pelo auto dj. Quando tiver necessidade de usar o microfone deve gerar a programação (inclusive a musical) a partir de um computador, de forma ao vivo, e desativar o auto dj.
Sistema recomendado para: - Rádios AM/FM;
- Web Rádios com locução;
- Eventos ao vivo;
- Cultos e missas.
- Rádios AM/FM sem programação ao vivo 24 horas;
- Web rádios sem ou com pouca locução;
- Rádios institucionais;
- Estúdios e web rádios que tenham que gerar diferentes programas para diferentes públicos.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

5. Quais os pré-requisitos para transmissões de áudio?

Resposta:

Para transmissões ao vivo:

- Computador ou notebook com processador acima de 1 GHz e pelo menos 256 MB de Memória RAM e sistema operacional Windows. O computador não precisa ser exclusivo para a transmissão. É necessário que tenha uma placa de som em funcionamento e instalada com os drivers corretos, conforme seu equipamento.

- Acesso à internet banda larga: é necessário ter uma boa conexão de internet no local de onde irá transmitir, sendo a ADSL o tipo mais recomendado, podendo ser utilizado também conexões "via rádio" ou "à cabo" com estabilidade e upload compatível com a velocidade de transmissão contratada. Conexões 3G (via celular) não são muito recomendadas por geralmente terem baixo upload e serem instáveis, mas dependendo da qualidade de seu provedor é possível usar.

Para transmissões com auto dj:

Computador com processador acima de 1 GHz e pelo menos 256 MB de Memória RAM, necessário para enviar as músicas para o nosso servidor e controlar o Auto DJ. Recomendamos que tenha o sistema operacional Windows e use o Internet Explorer.

Acesso à internet: o envio das músicas e a administração do Auto DJ é feito via Internet, então é necessário ter uma conexão de internet no computador que irá utilizar. Embora não seja necessário ter uma conexão de alta velocidade (se só for usar o auto dj), quanto melhor for a conexão mais rápido será o envio das músicas para o servidor e mais rápido será o acesso ao sistema.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

6. Como funciona a transmissão de áudio ao vivo?

Resposta:

Na transmissão ao vivo, o áudio é enviado do seu computador para nossos servidores que possuem conexões de alta capacidade e são especialmente configurados para oferecer estabilidade e qualidade na retransmissão na internet de sua programação para grandes audiências. Nós fornecemos os links e/ou web player para inserir em seu site, para seus ouvintes terem acesso à transmissão.

É possível transmitir o áudio que tocar em seu computador ou ainda o áudio de fontes externas, como uma mesa de som. O encoder instalado em seu computador ou notebook irá enviar o sinal digitalizado para nosso servidor que fará a distribuição para seus ouvintes. Para fazer sua programação ao vivo poderá usar desde um player comum, como o Windows Media Player ou Winamp, até programas de automação de emissoras mais elaborados com maiores recursos. Existem vários programas no mercado, como o ZaraRadio, RadioPro, Playlist Digital e SAM Broadcaster. Caso queira uma programação mais profissional é recomendável que utilize algum programa de automação.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo

7. Como funciona a transmissão de áudio ao vivo com auto dj?

Resposta:

Na transmissão com Auto DJ, você envia os arquivos de áudio no formato MP3 para nosso servidor e a programação é gerada de dentro dele, sem a necessidade de deixar um computador ligado na emissora. O plano também permite que realize transmissões ao vivo, direto de seu estúdio ou computador.

A administração da programação do Auto DJ é feita através de um painel de controle acessível via Internet. Atualmente trabalhamos com dois painéis de auto dj diferentes, o Centovacast e o WHMSonic. Nós fornecemos os links e/ou web player para inserir em seu site, para seus ouvintes terem acesso à transmissão.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio com auto dj

8. AACPLUS OU MP3 - Em quais formatos de áudio posso colocar minha transmissão?

Resposta:

HE-AAC ou aacplus - High-Efficiency Advanced Audio Coding: é um formato de áudio mais utilizado atualmente e otimizado para transmissões a baixas velocidades, dando qualidade às transmissões de áudio mesmo em baixos kbps. Sistema mais usado pela sua qualidade de áudio. Nós geralmente retransmitimos os links nesse formato via servidor wowza, para possibilitar melhor integração com o player em flash no protocolo RTMP e também por possibilitar outros protocolos, como o RTSP e HLS. Poderá ouvir ainda em outros sistemas, como smartphones, tablets, smarthtvs, iPhone, Real Player, Winamp e Quicktime. Nos planos com auto dj o cliente envia os áudios em MP3 mesmo, o auto dj reconverte em aacplus no momento da transmissão.

MP3 - MPEG-1 ou MPEG-2 Audio Layer 3: é o formato mais compatível com diferentes players e sistemas. Ele toca no media player, real player, winamp, quicktime e em vários outros players, inclusive celulares. Pode ser reproduzindo também com maior facilidade em players em flash e html5 e também em celulares/smartphones. Tem crescido o uso por conta de ter boa compatibilidade com aplicativos para celular. É um formato alternativo que muitos usam para ampliar a gama de sistemas que podem reproduzir o streaming. Se sua preocupação é mais compatibilidade do que qualidade, o MP3 é o formato ainda mais indicado.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

9. Quais as principais diferenças entre o Centovacast e WHMSonic?

Resposta:

Atualmente não trabalhamso mais com o WHMSonic, pois o painel não tem sido melhorado pelo pessoal que faz ele e com os novos recursos do Centovacast passou a ser desnecessário utilizar o WHMSonic.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio com auto dj

 

10. Quais os recursos oferecidos junto com o streaming?

Resposta:

Site Grátis: caso não tenha um site, oferecemos nos planos a partir de R$ 36,95 um site administrável com vários recursos sem custo adicional. Pode ver um exemplo em http://site01.audiobras.com.br.

Player para facebook: Agora nossos clientes jŠ podem adicionar e compartilhar o player de Šudio ou de vŪdeo diretamente na linha de tempo do facebook, tanto em perfis pessoais quanto em f„ pages.

Estatísticas de audiência: Acompanhe em tempo real detalhes sobre a sua audiência em nosso exclusivo sistema de audiência para os planos com wowza. Saiba o IP, país e cidade, picos, total de acessos dentre outras informações.

Hospedagem grátis para o site da emissora: é isso mesmo, contratando qualquer plano de streaming, ganha uma hospedagem básica para o site da emissora sem custo adicional. O plano de hospedagem fornecido é em servidores Linux, com PHP e MYSQL, tendo 250MB de espaço em disco e 2 GB de tráfego mensal.

Flash Player e celulares: dispomos de transmissão compatível com players em flash que podem ser inseridos em seu site. Sua transmissão poderá ser ouvida também em celulares e smartphones compatíveis.

Área Cliente: sistema disponível via internet onde, além de obter acesso às estatísticas de audiência da emissora, pode fazer alterações cadastrais, obter suporte e ter acesso aos boletos e histórico de pagamentos.

Auto DJ: para os planos com auto dj, dispomos do painel CENTOVACAST. Poderá optar pelo que melhor atender às suas necessidades.

Tráfego de áudio ilimitado: nós limitamos nossos planos de forma mais transparente, ou seja, por velocidade e limite de ouvintes simultâneos. Algumas empresas deixam ouvintes ilimitados mas limitam o tráfego. Desta forma o cliente pode avaliar o serviço de forma equivocada, pois não terá como saber muito bem qual será o limite de tráfego que irá consumir. Em caso de altas audiências o limite de tráfego pode ser consumido rapidamente, forçando o cliente a trocar de plano antes de terminar o período pago. Conosco o cliente contrata o limite e sabe que poderá ter até aquele limite de ouvintes simultâneos durante a vigência do plano, independente do tráfego que for gasto no servidor.

Retransmissão por wowza: atualmente muitas empresas de streaming oferecem o serviço no qual o ouvinte se conecta direto ao sistema shoutcast ou icecast. Nós usamos desta forma quando a transmissão é em mp3, mas nas transmissões em aacplus usamos também o sistema wowza que gera links nos protocolos rtmp, rtsp e hls para uso em players flash e html5, gerando boa estabilidade e compatibilidade com diferentes sistemas e players.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

11. Posso testar o serviço antes de contratar?

Resposta:

Caso tenha todos os pré-requisitos para realizar a transmissão dificilmente terá algum problema ao utilizar nosso serviço. Mas podemos conceder um prazo de até 7 dias para fazer o pagamento do boleto após a ativação do serviço. Desta forma pode ver funcionando antes de fazer o pagamento. Essa liberação e prazo pode não ser consedido em todos os pedidos e nem em caso de eventos, por isso a liberação ou não do plano sem o pagamento antecipado depende de uma análise interna que só é feita após a recepção do pedido. Se o plano não for liberado irá receber um boleto para pagamento prévio de sua assinatura.

Caso tenha dúvidas prévias antes de contratar, pode contatar nosso atendimento e esclarecer.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

12. Onde posso ouvir um exemplo de transmissão de áudio?

Resposta:

Em nosso site temos uma página onde poderá ouvir exemplos de transmissão.

- Para ouvir exemplo de transmissão ao vivo, clique aqui.

- Para ouvir exemplo de transmissão com auto dj, clique aqui.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo | assinar streaming de áudio com auto dj

13. Posso cancelar o serviço quando eu quiser?

Resposta:

Sim, mas para darmos baixa em seu cadastro é necessário que não tenha pendências com nosso financeiro. Sempre que não necessitar mais do serviço deve solicitar por e-mail o cancelamento antes de vencer o próximo boleto. O não pagamento da mensalidade na data de vencimento não implica em imediato cancelamento da conta, sempre deve haver uma solicitação formal por email vinda do cliente.

Topo - ver outras perguntas | voltar para o site da AudioBras

14. Adode Flash Media Live Encoder + Wowza, o que é?

Resposta:

O Adode Flash Media Live Encoder é um encoder para transmissão de áudio e vídeo ao vivo para servidores Flash Media Server ou Wowza. É bastante utilizado para transmissões de eventos esportivos, shows, web tvs e web rádios, notícias, cultos e missas e eventos educacionais. Este programa não transmite arquivos salvos no computador, ele somente pega imagens de placas de capturas e webcams.

Sua principal vantagem é a transmissão com boa qualidade de imagem e áudio (usando o aacplus) e praticamente em tempo real, sem delay.

Para conversão dos vídeos, o encoder utiliza os formatos On2 VP6 e H.264.

Para áudio o padrão é o MP3, mas pode ser adicionado um plug-in da MainConcept para adicionar o formato AACPLUS com maior qualidade.

Para retransmitir o streaming gerado pelo encoder da Adobe, utilizamos a tecnologia Wowza, que permite retransmitir o sinal para flash players adicionados em seu site e para outros sistemas, como iOS (iPhone, etc.), Silverlight, smartphones/celulares, quicktime, real player.

Topo - ver outras perguntas | assinar streaming de áudio ao vivo